Como ensinar o comando ‘vem’?

O comando “vem” é considerado um dos mais importantes que deve ser ensinado ao filhote, dentre os comandos básicos de obediência. Com essa palavra de ordem, você vai não só ensinar o cão a ser obediente, mas também vai protegê-lo e proteger terceiros. Mas como ensinar esse comando?

A palavra em si não é exatamente importante: você pode trocar o “vem”, por “aqui”, por exemplo. O importante é mostrar que é um comando que deve ser obedecido de imediato. Quer aprender? Confira!

Passo a passo – adestramento: comando “vem”

• O primeiro passo é pegar um petisco e mostrar para o seu cão. Dê o comando escolhido (vem ou aqui, por exemplo).
  • Quando ele vier até você, interessado no petisco, espere até que ele encoste o focinho em sua mão e dê o petisco, fazendo sempre muito carinho e parabenizando-o por ter vindo.
  • Depois disso, deve-se repetir com uma determinada rotina esse exercício, até perceber que o cão entendeu o que você quer.
  • O passo seguinte é fazer o comando batendo a palma da mão na perna, segurando ainda o petisco de forma que o cão possa ver. Antes de dar o petisco, espere até que ele encoste o focinho em sua mão.
  • Se ele não te obedecer, vire de costas e saia do ambiente em que ele está. Depois de cerca de 15 segundos, comece novamente. Com isso, vai provar que se ele te obedecer, além do petisco, vai ganhar muito carinho e atenção, e que se não obedecer, vai perder sua atenção.
  • Depois de algumas vezes, tente fazer o exercício com as mãos vazias, mas ainda dê o petisco quando o cão encostar o focinho em sua mão.
  • Com o tempo, aumente a distância entre você e ele, e com isso irá aumentar a dificuldade e intensificar o aprendizado.

Você pode usar o comando sempre que for brincar com ele, dar ração ou brinquedo novo, associando sempre isso a uma coisa agradável para o cão.

Como ensinar o comando 'vem'?

Foto: Pixabay

O que não fazer

O erro mais comum é usar o comando vem para brigar com o cão quando ele está fazendo algo errado. Nunca faça isso, pois senão ele vai associar da seguinte forma: recebeu o comando e obedeceu, mas levou bronca de você. Se precisar brigar, sempre vá até ele e dê a bronca, certo?

Se quiser usar o comando para o levar para vacinas ou coisas desagradáveis, pode, mas sempre demorando um tempo de forma que não associe o comando ao que é ruim. O cachorro não tem noção de tempo e, por isso, 30 segundos já são suficientes.

Evite trabalhar muito tempo com o cão, assim como não se deve treiná-lo em horários muito quentes ou logo depois de suas refeições. Procure encontrar lugares tranquilos para fazer o treinamento.

Nunca treine seu cão quando você estiver de mal humor ou estressado, pois isso vai interferir na recompensa. Quando o comando é usado muitas vezes, o cão acaba parando de prestar atenção, portanto, quando ele entender o comando, não use para tudo. Não persiga o filhote quando ele não responder ao seu comando, simplesmente o ignore e volte depois de alguns segundos.