Como ensinar o comando “fica” ao cachorro?

O treinamento de obediência para cães, ou adestramento, proporciona muitos benefícios e ajuda a evitar problemas de comportamento do animal. Alguns dos benefícios são os estreitamentos dos laços entre o cachorro e o seu dono, o maior entendimento entre eles, o aumento da confiança e o estabelecimento de limites.

São vários os comandos básicos de adestramento de cães, como “senta”, “sai”, “olha”, “vem”, “deita”, “de pé” e “fica”. Neste artigo, abordaremos o ensino do comando “fica”.

Ensino do comando “fica” ao cachorro

É recomendado que os procedimentos a seguir sejam feitos na hora das refeições do filhote, para evitar que, posteriormente, haja problemas relacionados com a possessividade com comida. Antes de começar o treinamento, coloque a coleira e a guia no seu animalzinho. Confira os passos a seguir para ensinar o comando “fica” ao cão:

• Coloque seu pet sentado e se mantenha na frente dele, apenas a poucos passos de distância. Segure a guia com a mão esquerda e estique o braço direto, com a palma da mão voltada na direção do cão;
  • Fale “fica” e espere alguns segundos. Antes que o cachorro saia do lugar, vá até ele e ofereça um petisco e elogios. No começo, tenha atenção para não fazer movimentos rápidos e bruscos, pois isto pode estimular o cachorro a sair da posição e ir ao seu encontro;
  • Assim que o pet começar a se mover, vá rapidamente até ele, segure a coleira e coloque-o no mesmo lugar em que ele estava antes. Diga o comando “fica” novamente junto com o sinal da mão e, após alguns segundos, dê um petisco ao cachorro;
  • À medida que o cão for entendendo o que é esperado dele, vá aumentando (paulatinamente) o tempo que ele terá que esperar para receber a sua recompensa (o petisco);
  • O comando “fica” deve ser treinado com o cão sentado, deitado e em pé. No início, treine na posição sentado e depois passe para as outras, uma de cada vez.
Como ensinar o comando “fica” ao cachorro?

Comando “fica” em movimento

Anteriormente vimos os passos para treinar o comando “fica” quando parados na frente do cachorro. E quando em movimento? Veja a seguir como preceder nesse caso:

• Com o cachorro na posição sentado, fique um pouco mais distante do que antes;
  • Com o braço sempre esticado com o sinal da mão do comando “fica”, movimente-se em semicírculos na frente do animal. Fique um pouco parado, volte para frente dele e dê um petisco; depois, vá para o lado oposto de antes (esquerdo ou direito), volte para frente dele e dê mais um petisco;
  • Lembre-se de repetir o comando “fica” durante o exercício e de sinalizar com a mão direita.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.