Como ensinar o cachorro a não subir nos móveis?

O cão é considerado o melhor amigo do ser humano, no entanto, alguns problemas podem ocorrer durante o percurso dessa amizade linda e peluda. Isto é, quando o dono decide ensinar o seu cachorro a não subir nos móveis da casa, seja ele um filhote como até mesmo um cão na fase adulta. Este tipo de proibição pode ocorrer tanto por questões de higiene como até mesmo por questões de estabelecer limites aos pets.

De um modo geral os cães adoram uma agitação e bagunça e, ao verem o seu dono sentado num sofá, cama ou cadeira é praticamente um convite para ele fazer companhia!

Muitos cachorros não aceitam ordens facilmente e acabam tirando alguns donos do sério, por isso, chega de bagunça, vamos colocar ordem na casa e aprender algumas dicas de como ensinar boas maneiras ao seu melhor amigo, confira!

Ensinando o comando “caminha”

O comando “caminha” nada mais é do que ensinar/mostrar ao cachorro que ele possui um lugar tão aconchegante quanto qualquer sofá, cadeira ou cama da casa, que por sinal é só dele.

É a palavra que iremos utilizar na hora do descanso do animal, substituindo os móveis da casa pela confortável caminha. Se o dono estiver na sala e a caminha do animal estiver em outro cômodo, é importante que o dono traga o objeto até a sala (pois o cão sentirá a necessidade de ficar perto de seu dono), e com um petisco em mãos, induza o cão a subir na superfície de sua caminha, tapetinho ou paninho de conforto.

O dono deve recompensar o cachorro quando ele estiver sobre a caminha, repetindo este comando diariamente até que ele se torne apenas um gesto, como, por exemplo, um dedo apontado para a caminha e posteriormente, apenas um comando verbal.

Lembre-se que inicialmente não será fácil de educar o animal, principalmente se este já estiver acostumado a subir em cima dos móveis da casa, no entanto é preciso ter muita paciência, dedicação e principalmente um petisco saboroso em mãos para recompensá-lo.

Como ensinar o cachorro a não subir nos móveis?

E se o cão insistir em subir no sofá?

O dono precisar colocar a caminha sempre perto de onde ele estará, devendo sempre convidar o seu pet a ficar próximo, porém, em seu lugar exclusivo.

Se o cachorro tentar subir no sofá, cama ou cadeira, cabe ao dono dizer em bom som a palavra “não”, bem objetivo e, fazendo uma barreira com a mão, mostrando para o cachorro que ele não deve subir.

Ferramenta de bronca para cães insistentes

Alguns cachorros irão demorar mais tempo para compreender o que o seu dono quer dizer com esse impedimento, sendo assim, uma ótima dica de ferramenta de bronca ou de impedimento, é utilizar um chocalho de lata (coloque pedrinhas dentro, feche a lata e chacoalhe), interrompendo o comportamento indesejado do animal.

Logo após, comande novamente, para que o cachorro entenda que é em sua caminha que deve permanecer para descansar e com isso, ganhar a sua recompensa.

O cachorro irá perceber que é mais interessante ficar em sua caminha, pois recebe carinhos e recompensas, do que subir nos móveis da casa onde sofrerá repressões e será impedido de subir.

E quando o dono não estiver em casa?

Em situações onde o dono não esteja em casa é possível fazer uma barreira física sobre o móvel, ou perto dele, impedindo o cachorro de subir. Isso fará com que o comportamento indesejado diminua, ajudando no treino.

Dica importante: Para que a técnica da caminha realmente funcione é muito importante que todas as pessoas que vivem dentro da casa participem da mesma postura. Desta forma as regras ficarão mais claras e o cachorro saberá o que deve fazer.