Como conquistar a confiança de um cão?

Não são todos os cães que confiam nas pessoas logo de cara. A falta de confiança, inclusive, é facilmente encontrada em pets que sofreram nas mãos de antigos donos ou que foram abandonados e são resgatados. Mas existem formas de conquistar a confiança de um cão e fazer com que seja seu amigo.

Adaptação ao lar

Um cão que foi adotado já adulto e alguns filhotes têm dificuldade para se adaptar à casa nova e à rotina estabelecida nesse ambiente. Apresente para ele todos os cômodos da casa, inclusive os banheiros, e deixe que cheire e caminhe por tudo ao seu lado. Quando ele já estiver acostumado, ganhar a confiança dele será muito mais fácil.

Meu cachorro não se sente à vontade comigo

Como citamos no início do texto, é fácil encontrarmos falta de confiança em cães, principalmente se você os retirou das ruas. Ele é desconfiado, pois já sofreu muito.

Você deve comprar alguns brinquedinhos e biscoitos para recompensá-lo diante das coisas boas que fizer. Um bom jeito de se aproximar em um resgate de cães de rua, por exemplo, é com petiscos. Isso faz com que ele entenda que você está, no fim das contas, tentando mesmo ajudar. Associe sua presença aos petiscos, assim ele vai ver que você é bom e passará a confiar em você.

Se você já está com o cão em casa, brinque com ele! Apresente os brinquedos, brinque de pega-pega correndo em volta da casa ou no quintal e fazendo com que ele o persiga. Esconda um brinquedo dele e faça com que procure e sempre que fizer algo bom, dê uma recompensa: mas com moderação, pois caso contrário ele pode ficar pidão.

Refira-se à ele sempre pelo nome escolhido. Uma coisa que funciona muito bem dentro de casa, em cães já adaptados, mas ainda não confiantes em um membro da família, é agachar-se e ficar na altura dos olhos do cão e em seguida abrir os braços. Não se deve ir na direção dele, pois isso pode assustá-lo, mas esperar que venha até você.

Como conquistar a confiança de um cão?

Carinho e amor

Pode parecer piegas, mas tudo que seu cão precisa para confiar em você é de carinho e amor. Alguns dos pontos favoritos de carinho são embaixo e nas laterais das orelhas, na bochecha, costas, base e parte de cima do pescoço, entre os olhos, barriga – mas alguns cães detestam isso, portanto só tente com segurança –, peito e embaixo da mandíbula. Descubra o local favorito de seu cão e ganhará totalmente a sua confiança.