Como acalmar cães hiperativos?

30 minutinhos diários de atividades com seu dog é uma ótima forma de gastar um pouco de sua energia


Ah, o amor pelos nossos amigos caninos supera muitos obstáculos, não é mesmo? Mas mesmo amando profundamente, nem sempre sabemos lidar com alguns problemas ou com a personalidade do pet. E se o cãozinho for hiperativo? O que posso fazer para acalmá-lo? Confira o artigo e aprenda a lidar com seu pet.

Como resolver?

Bem, assim como para humanos, a hiperatividade em cães pode ser lidada de forma simples – mas algumas vezes desgastante. Em primeiro lugar, você pode colocar o seu cão em uma função diária, ajudando-o a canalizar a energia e queimá-la. Por exemplo, você dá um comando ao seu pet e em seguida espera que ele o obedeça. Quando o fizer, você dá uma recompensa. Fácil, né? Você pode usar comandos simples como sentar e permanecer assim antes de comer alguma coisa, ou ainda fazer com que carregue algo durante uma caminhada.

Outra dica, é fazer com que ele se exercite regularmente. Você não precisa obrigatoriamente sair passear com ele, mas brincar, jogar bola, correr no quintal, entre outras atividades. Isso, por pelo menos 30 minutos diários, vai ajudar o seu cão a ter uma vida menos enérgica – e destrutiva.

Como acalmar cães hiperativos?

Foto: Reprodução

Como a música pode ajudar?

Você já ouviu alguma música para relaxar? Pois é: a técnica também é eficaz em animais. Algumas músicas mais calmas como música clássica, ou ainda sons relaxantes da natureza como a chuva, por exemplo, podem ajudar o seu cão a relaxar. Alguns sites, inclusive, oferecem listas para downloads, ou no próprio Youtube você pode desfrutar de uma longa playlist.

[youtube id=”dAy6pp2Wh1M”]

Aplicativos

Assim como o Youtube, aplicativos como o Spotify disponibilizam álbuns para quem quer manter os cães mais calmos. No ano de 2012 alguns pesquisadores da Universidade de Colorado publicaram pesquisas que confirmavam: cães enjaulados dormiam e latiam menos ao ouvir música clássica, e ficavam mais agitados ao ouvir metal, por exemplo.

Em Belfast, na Universidade de Queens, uma pesquisa semelhante indicou que cães uivavam ao ouvir Beethoven, ficavam tensos e irritadiços ao ouvirem Metallica e não davam muita bola quando tocava algo como Bob Marley e Britney Spears.

Filhotes e a música

A técnica pode ser uma solução para aqueles que adotaram um filhote que vem incomodando bastante durante a noite: experimente colocar música clássica durante a noite para o seu pet dormir. Com isso, a tendência é ele se acalmar e parar de chorar, fazendo com que o seu sono e o ele fiquem muito mais tranquilos e saudáveis.


Reportar erro