Cães pulando nas visitas – Como parar esse hábito?

Os cães podem ter o costume de pular nas pessoas (seja no próprio dono ou nas visitas que chegam a casa) e este comportamento pode não agradar em determinados momentos. De modo geral, o comportamento de pular nas pessoas é reforçado pelos próprios donos, principalmente quando o cachorro é filhote ou possui porte pequeno, pois, ao pular nas pernas, recebe carinho. Pode ser muito bom receber essa demonstração de felicidade por vê-lo, mas, às vezes, este comportamento pode assustar alguns visitantes ou o próprio dono em momentos inesperados ou inapropriados.

Cães pulando nas visitas - Como parar esse hábito?

Foto: WikiHow | Reprodução

O que fazer para que o cão pare de pular nas visitas?

Existem algumas atitudes que você pode tomar para que o seu animal de estimação pare de pular nas pessoas. Como já foi dito, este comportamento costuma ser reforçado pelo próprio dono, por isso, a primeira dica é a seguinte: mesmo que o seu cão tenha pequeno porte, não dê atenção e carinho quando ele pular nas suas pernas. Só faça isso quando ele estiver com as patas no chão.

Quando o seu cão pular em você, não grite ou dê bronca, não empurre o animal de forma bruta ou rápida, não bata nem tampouco empurre com o joelho. Estas atitudes não resolverão o comportamento errado!

Métodos simples

O primeiro método para fazer com que um cão pare de pular nas visitas é ignorá-lo: assim que ele tirar as patas do chão, vire as costas rapidamente. Quando as patinhas baterem nas suas costas ou pernas, ignore-o completamente, nem sequer olhe para ele.

A indicação para este método é continuar agindo assim até que o cão decida não pular mais e, ao invés disso, sente, fique parado ou até mesmo saia de perto de você (quando isto acontecer, dê atenção a ele, faça carinho, demonstrando que agora que o comportamento errado parou, ele terá a atenção que desejava. O cachorro precisa entender a mensagem de que será ignorado sempre que pular);

O outro método é pedir ao cão para sentar, pois dará um comportamento alternativo para cumprimentá-lo quando você estiver saindo ou retornando para casa, além de sempre que o cão tentar pular em você ou em alguma visita. Se o seu cachorro se sentar, elogie-o e faça carinho nele. Continue procedendo desta maneira até o cão aprenda a esperar sentado para receber a atenção que deseja.

Os comportamentos desejados devem ser recompensados (dando atenção e/ou petiscos), para que o cão associe o não pular com receber a atenção e o carinho desejados.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.