Cães enxergam a família como sua matilha?

Mesmo morando com seres humanos, os cães carregam consigo instintos que são naturais nas relações com outros pets. Antigamente, os cachorros eram considerados selvagens e viviam em florestas ao lado de um grupo, chamado de matilha. Com o passar do tempo, esses animais foram conquistando espaços dentro dos lares, para que hoje possam ser considerados os xodós de seus tutores. Mesmo com essa nova forma de vida, os cães se adaptam mas não deixam passar suas naturalidades. Assim, tentam encaixar as vivências de seus antepassados dentro da casa do dono.

Um bom exemplo é a forma de vida e o estilo hierárquico que os animais tinham na floresta e que trouxeram para dentro dos lares. Eles observam a família, constituída por pessoas, como se fosse uma matilha, a qual deve ter um líder e que haja uma proteção mútua, onde um defenda o outro em situações de perigo ou sempre que precisarem.

O que se passa na cabeça dos cães?

Você já prestou atenção que quando os cães moram nas ruas eles acabam fazendo amigos de sua mesma espécie? Ou escolhem acompanhar sempre uma pessoa que lhe deu alguma sinalização, como um afago, comida etc.? Os animais agem dessa forma devido acreditarem que precisam fazer aliados para enfrentar o cotidiano e suas adversidades.

Cães enxergam a família como sua matilha?

Foto: Pixabay

Uma matilha é constituída por um líder, mas todos os demais participantes trabalham para manter o bem-estar, a segurança, os alimentos e a sobrevivência como um todo do grupo. Assim, quando conseguem ter ao lado alguns amigos fica mais fácil de manter a vida. A mesma coisa ocorre com os pets domesticados e que possuem um lar, a família do tutor se torna a matilha do peludo. O que não quer dizer que o cão veja os humanos como animais de sua mesma espécie, mas como companheiros de lida.

A importância de se manter o líder da matilha

O que você chama de família, o cachorro enxerga como matilha. Em ambas os casos tem alguém que sobressai, isto é, manda e desmanda e impõe respeito aos demais, a esse ser chama-se de líder. Nas relações humanas, costumam ser a mãe e/ou o pai. Se você é dono de um cãozinho, precisa mostrar para ele que você é o chefe da matilha e precisa ter suas ordens cumpridas.

Não deixar essa relação clara para o cachorro é o que causa os desvios de comportamento do animal, haja vista que se ele não ver o tutor como líder, ele vai querer ser o próprio comandante. Trabalhar essa ideia no cão garante obediência e menos problemas para se preocupar.