Cachorros que gostam de picar papel: o que fazer?

Estresse, tédio e ansiedade podem ser algumas das causas desse comportamento


Você passa a madrugada digitando aquele documento importante para ser entregue no outro dia, imprime e com muito apreço deixa em cima do centro. Ao acordar você encontra os pedaços do precioso papel espalhados pela casa e seu cachorrinho com os restos “mortais” da folha presos nas patas, mas ele não parece triste, pelo contrário. O rostinho do peludo está alegre, ele olha para você enquanto o rabinho abana de felicidade e contentamento.

Se essa ou outra cena semelhante já aconteceu com você alguma vez, tranquilize seu coração: você não é o único! Cães adoram fazer essas peripécias. Assim, ao mesmo tempo em que gastam a energia, eles se divertem. Porém, como papel é algo que se destrói facilmente e pode ser ingerido pelos “pestinhas caninos”, a brincadeira pode acabar mal e o pet corre o risco de ficar doente. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como evitar que isso aconteça. Mas antes, vamos entender porque o cão age assim.

Motivos que levam o cão a destruir o papel

O instinto do cão na hora da caça é conseguir segurar a presa e depois a estraçalhar. Mesmo que o cão seja domesticado, o instinto prevalece e ele pode ver o papel como uma presa. O ato de destruir a folha é divertido e interessante, principalmente para os filhotes, ao descobrir o que podem fazer com a boca. Na verdade, os cães não veem essa prática como errado ou perigoso, eles acham prazeroso e uma forma de gastar energia.

 

Cachorros que gostam de picar papel: o que fazer?

Foto: Reprodução/ internet

Outras razões levam o peludo a cometer essa prática. Alguns podem estar estressados, entediados ou ansiosos. Há também raças mais propensas a desenvolver esse hábito, como boxer, golden retriever e maltês. Filhotes podem rasgar papéis como um jeito de conhecer o espaço e a si mesmo, medindo sua força e habilidades.

Alguns cães não só rasgam como também comem o papel. Essa prática pode causar problemas digestivos no cachorro e se for ingerido uma quantidade grande pode até bloquear o intestino. Para evitar isso, é preciso que o dono tome iniciativas que consigam dar um fim nesse tipo de comportamento.

Dicas de como evitar que o cão destrua papéis

  • Nunca deixe livros, jornais, revistas, documentos ou qualquer outro tipo de papel ao alcance do cão. Principalmente se você não estiver em casa para vigiá-lo;
  • Quando tiver oportunidade, mostre ao cão que essa prática está errada. Não bata ou grite com o cãozinho. Repreenda-o no momento exato da traquinagem, mas com uma voz firme;
  • Tente passear mais com o peludo, talvez ele só esteja entediado e por isso desenvolve esse comportamento destrutivo;
  • Compre brinquedos que estimulem o pensamento do cão e faça com que ele gaste energia para brincá-lo;


Reportar erro