Cachorros necessitam de espaço seguro dentro de casa

O ato de adotar um cachorro requer paciência, amor e uma dose alta de responsabilidade. Assim como qualquer animal, um cão precisa de alimentação, água, cuidados com a higiene e carinho. Mesmo sendo descendentes dos lobos selvagens, que eram animais independentes, os cães passaram por um processo de aculturação. Hoje, morando em apartamentos ou casas e vivendo ainda mais próximos dos humanos, os cães não sentem tanta necessidade de mostrar os instintos herdados de seus antepassados.

Todavia, é possível perceber alguns traços que são resultados desses tempos remotos. Como exemplo pode-se citar a escolha do cachorro em um ambiente seguro dentro de casa. Os lobos viviam caçando e andando nas matilhas, mas quando o assunto era descansar, eles escolhiam um ambiente confortável e seguro para ele e seus companheiros. Da mesma forma os peludos domésticos, que acabam selecionando um lugar na casa para chamar de seu.

Qual a importância desse ambiente para o cão?

Cachorros necessitam de espaço seguro dentro de casa

Foto: Free Images

Seja entre algumas cadeiras, em um lugar apertadinho ou em um ambiente mais ventilado, os animais de estimação escolhem um lugar na casa para ficarem mais acolhidos e protegidos. Eles selecionam pensando em um lugar ideal para descansar e dormir. Geralmente, o espaço não é muito frio, nem escuro, e fica bem próximo aos tutores. É um lugar de onde ele possa sentir diferentes cheiros, ouvir as vozes dos donos e também outros possíveis barulhos.

Deixando o ambiente apropriado para o cãozinho

Não basta só um comedouro ou pote de água fresca. Os animais também precisam de conforto e é isso que eles buscam ao escolherem um lugar para descansar. Busque comprar em petshops uma cama macia para cachorro, bem como lençóis para épocas mais frias. É importante também adquirir brinquedos que estimulem a mentalidade dos cães.

Desta forma, você evita que o animal sofra com o tédio e gaste toda a energia acumulada nos móveis da casa. Além disso, existem produtos no mercado que ajudam os cães a desenvolverem melhor a inteligência, facilitando o processo de treinamento e adestramento do cão. Vale ressaltar também, que a escolha desse lugar deve partir do próprio cão ou que, pelo menos, seja um espaço destinado a ele logo no início, quando ele chegar em casa. Assim, ele vai se acostumar mais rápido ao ambiente e proporcionar muitos momentos divertidos e alegres junto ao tutor.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.