, ,

Banheiro para cachorros: Educando nosso companheiro

Quando adotamos um novo cachorro, filhote ou adulto, uma das primeiras coisas que é preciso fazer é ensiná-lo o local onde deve fazer suas necessidades. Essa tarefa não é tão fácil, principalmente se for um filhote, mas tampouco é tão complicada; basta ter um pouco de paciência e dedicação. Veja agora algumas dicas muito úteis que ajudarão a educar seu cão a “usar o banheiro” corretamente.

A posição da água, comida, cama e banheiro

Essa é a primeira coisa que se deve saber, pois, conforme crescem, os cães procuram fazer as necessidades longe do local onde comem e dormem. Desde pequenos, quando ainda mamam, os cães se afastam para fazer as necessidades, mesmo que seja apenas por alguns segundos. Sabendo disso, muitos criadores forram o chão com pedaços de carpete no local onde a fêmea dá de mamar, e com jornal ao redor do carpete para que o cãozinho o relacione com o local onde dorme. Quando isso ocorre, ele começa a criar uma certa inibição de fazer xixi no carpete, automaticamente associando o jornal como um local onde pode fazer as necessidades.

Geralmente, o cão quer estar próximo das pessoas, de modo que ele vai querer ficar a maior parte do tempo em um local movimentado da casa. Nesse local, você deve colocar a comida e a cama (podendo ficar próximas); já o banheiro deve ficar em um lado oposto. Caso o ambiente do banheiro seja pequeno, a retirada das fezes e da urina deve ser feita o mais rápido possível para que não se corra o risco do cão pisar em seu próprio excremento.

Banheiro para cachorros

Quando começar a educar?

É comum que o filhote faça suas necessidades ao acordar, depois de comer, após as atividades físicas e quando soltos de um espaço pequeno. Primeiramente, é preciso identificar quando isso acontece com o seu cão.

Se educar seu cão a se alimentar em horários fixos, será possível controlar a quantidade de alimento que ele ingere e, consequentemente, deduzirá a hora que ele sentirá vontade de fazer as necessidades.

Quando souber identificar os momentos em que seu cão tiver vontade de fazer as necessidades (geralmente, ao farejar, afastar-se, rodopiar ou ao abrir levemente as patas), leve-o em seu colo ao banheiro, coloque-o lá e fique por perto. Uma vez feitas as necessidades no banheiro, elogie-o, festeje ou lhe dê um petisco. Com o tempo seu cão começará a ir ao banheiro sozinho.

Mais algumas dicas

• Tenha paciência: o segredo é manter a lógica do treino.
  • Deixe sempre o banheiro forrado com algo que absorva o xixi.
  • Coloque brinquedos perto da cama ou em cima dela para evitar que ela se torne um banheiro.
  • Evite trocar a ração com frequência.