Tomate é mesmo que veneno para os cachorros

Você sabia que o tomate pode ser o mesmo que veneno para os cães? Descubra os motivos e saiba como isso pode afetar a saúde do pet

É muito comum oferecermos alimentos diversos aos cães, mas muitas dessas comidas não devem ser consumidas por eles, pois fazem mal à saúde. Entre esses alimentos, está o tomate. A planta do tomate, conhecida também como lycopersicon spp., que pertence à família das solanaceae, pode oferecer muitos riscos à saúde de cães.

Por que não dar tomate para os cães

O tomate possui uma substância chamada tomatina, também encontrada em frutas verdes, mas totalmente metabolizado em frutas maduras. É importante ter cuidado, já que em cães, essa substância pode causar distúrbios gastrointestinais e cardíacos, assim como doenças que podem afetar o sistema nervoso central canino, a exemplo de tremores e fraqueza muscular.

Segundo a veterinária Valéria Pires, diretora técnica da rede Pet Center Marginal, “Como os tomates servidos a cães e gatos quase sempre estão maduros, a absorção de tomatina pelo organismo deles não é grande. Por isso, casos mais graves de intoxicação por essa substância ainda são raros”. Ela completou ainda, “Porém, é importante estar atento. Em sítios ou fazendas, por exemplo, os pets podem ter acesso a frutos ainda verdes e apresentar complicações”.

Tomate é mesmo que veneno para os cachorros

Foto: Free Images

Outra substância que pode ser potencialmente tóxica aos cães, é a atropina, presente na fruta mas mais comum nas folhas e na planta. Essa, quando consumida em grandes doses, pode causar intoxicação. É preciso estar atento, pois os sinais de intoxicação por comer as folhas ou o talo de tomateiro podem ser confundidos facilmente com uma gama imensa de doenças. Se o seu cão começar a tremer, apresentar fadiga ou fraqueza, consulte um veterinário. Entre os sintomas mais graves estão a paralisia e a parada cardíaca.

Tenho um tomateiro em casa, e agora?

Se o seu cão está apresentando vômitos, diarreia, letargia, está debilitado ou aparenta estar confuso, procure orientação veterinária urgentemente. É comum a intoxicação em cães que vivem em quintais com plantações, pois eles costumam cavar e acabam comendo o caule da planta, assim como as folhas. Curiosos, os cães podem acabar fazendo muito mal à saúde própria sem se dar conta.

Se você tem uma plantação de tomates em casa, procure cercar a área e restringir o acesso do seu amigão ao local. Assim, sua plantação ficará intacta e seu animal livre dos riscos de contaminação.