Quantas vezes ao dia deve-se dar ração

Não podemos deixar comida à vontade para nossos amiguinhos, pois eles podem ficar obesos


Com que frequência você alimenta seu cão? Você sabe se a quantidade de vezes e de comida que você dá ao seu cachorro estão corretas? Será que suprem as necessidades do seu animal de estimação corretamente? É importante ter o controle sobre a alimentação dele, pois dessa forma é possível adestrá-lo com mais facilidade.

Os filhotes

Muitos dos especialistas recomendam que os filhotes de cachorro de até cinco meses de idade devem ser alimentados de três a quatro vezes por dia, ou de acordo com as recomendações do veterinário. Isso acontece pois o filhote além de estar em fase de crescimento, gasta muita energia. A quantidade de ração que deve ser dada é muito relativa, pois depende do porte do cachorro, do seu tamanho e sua idade. Quando a ração é super premium a quantidade deve ser menor do que a quantidade de uma ração comum.

Os adultos

Para os cães adultos muitos especialistas recomendam que sejam alimentados duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e a outra pela noite, ou de acordo com a recomendação do veterinário. A quantidade de ração que deve ser dada vai depender da idade, do porte do cão e também da qualidade da ração. Quando é utilizada a ração super premium a quantidade deve ser menos do que a de uma ração comum.

Algumas dicas

Quantas vezes ao dia deve-se dar ração

Foto: Reprodução

  • Os cães, assim como grande parte dos seres humanos, quando são deixados à vontade, com o seu pote cheio de ração o dia todo, tendem a comer bem mais do que o necessário. Dessa forma, muitas vezes eles acabam se tornando obesos. Então é bom ficar atento e não deixar ração disponível o dia todo.
  • É importante que a quantidade de comida seja administrada diariamente de acordo com a quantidade de refeições que o seu cão faz. Se for possível, o ideal é que se divida essa quantidade em duas porções e que sejam dadas ao cachorro em duas etapas, para que ele se sinta saciado.
  • Tenha certeza de que a quantidade de ração que você tem dado está preenchendo as necessidades diárias do seu cão, pois caso contrário, ele poderá ficar desnutrido.
  • Se você tiver dificuldade em fazer o tamanho das porções, é importante que procure a ajuda de um veterinário. Ele irá lhe indicar a quantidade e também sugerir o tipo de ração mais apropriada para o seu cachorro.

Benefícios

Veja agora alguns benefícios de alimentar seu cão corretamente e de acordo com a quantidade de vezes necessária:

  • É estabelecida uma rotina diária para o seu cão;
  • É possível monitorar a saúde dele e se o mesmo está se alimentando bem;
  • Se ele possui horário para comer, consequentemente, possuirá horário para fazer as necessidades;
  • O cão passa a entender que você é o líder, você é o provedor do alimento dele, então ele acaba passando a lhe respeitar mais.


Reportar erro