Principais motivos que explicam por que os cães não devem comer chocolate

A dieta de um cão deve incluir alimentos diversificados, como proteínas de origem animal, cereais e fibras e, como você sabe, existem alguns alimentos para humanos que prejudicam a saúde do seu animal de estimação. Dentre os alimentos deliciosos que podem ser prejudiciais aos cães está o chocolate.

Os efeitos do chocolate em um cão

O chocolate é um produto do fruto cacau que, além de cafeína, contém teobromina, uma substância que pode dilatar os vasos sanguíneos, reduzir a pressão arterial e inibir os receptores de adenosina do nosso sistema nervoso.

Os cães demoram muito mais tempo que nós para assimilar a teobromina no organismo: enquanto nós demoramos entre 20 e 40 minutos, um cachorro leva mais de um dia inteiro. Nós, seremos humanos, temos uma enzima especial no fígado que é responsável por metabolizar a substância.

Em pequenas quantidades, o consumo dessa substância por cachorros pode causar vômitos e diarreia; em maiores quantidades ou em excesso, pode provocar pressão alta, taquicardia, convulsões, problemas cardíacos e até a morte.

Existem diversos tipos de produtos com chocolate que contêm teobromina, como bolos, tortas entre outros, no entanto, a quantidade e a concentração da substância variam. Dessa maneira, o cão correrá diferentes riscos dependendo do alimento que ele consumir.

Principais motivos que explicam por que os cães não devem comer chocolate

Foto: Reprodução/ internet

Quanto maior for a pureza do chocolate, maior será a concentração de teobromina e, consequentemente, maiores os riscos para o seu cãozinho. O chocolate preto contém 4,5 miligramas por grama de teobromina, enquanto o cacau puro em pó contém até 26 miligramas.

O tamanho do cachorro também é importante, pois fará com que ele suporte uma quantidade maior ou menor da substância. De qualquer maneira, o indicado é que o tutor evite que o cachorro coma chocolate.

O que fazer se o meu cão comer chocolate?

Se você notar que o seu animal de estimação comeu chocolate por acidente, vá ao veterinário imediatamente para que o profissional avalie a necessidade de fazer uma lavagem no estômago.

Caso ele tenha comido pequenas quantidades de chocolate, não precisa se preocupar! Observe o seu cãozinho durante 24 horas e, se ele não defecar ou estiver com dificuldade, leve-o ao veterinário.

Os sintomas costumam aparecer durante as primeiras 24 horas e, caso não note nada de estranho neste período, o seu bichinho está fora de perigo. Lembre-se de avisar toda a família e visitas do perigo de oferecer chocolate ao seu pet.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.