Posso dar osso de galinha para meu cachorro?

Será que posso dar osso de galinha para meu cachorro? Quais são os ossos seguros para o consumo dos cães? Descubra

Muitos tutores de cães têm o hábito de oferecer para os pets restos de alimentos, o que é algo, em alguns pontos, ruim, mas pode ser feito com orientação de um veterinário de confiança. Mas, e os ossos de galinha, podem ser dados ao meu pet? Definitivamente, não!

Quais os riscos?

Os ossos de galinha não devem, em hipótese alguma, ser oferecidos para os cães, já que eles podem soltar lascas ao serem mastigados, trazendo riscos de vida ao pet, que pode ter perfurações no intestino ao ingerir essas lascas. A perfuração que forma uma lesão pode vir a trazer problemas graves, como infecções generalizadas e hemorragias, já que as bactérias presentes no interior do intestino podem ser levadas para a cavidade abdominal.

Cão mordendo osso

Foto: Pixabay

O que mais não pode ser dado

Existe uma ínfima lista de alimentos que não podem ser oferecidos aos pets, mas hoje estamos falando dos ossos. Por isso, é bom ressaltar que além dos ossos de galinha, seu pet deve ficar longe de costelas de porco e dos palitos usados para espetinhos em churrasco. Isso porque ambos podem quebrar-se ao serem mastigados, também gerando pontas que, ao serem engolidas, podem causar as mesmas perfurações que os ossos de galinha.

Evite, portanto, que durante os churrascos, seu cão receba de você ou de outros, ossos de quaisquer tipos, pois podem oferecer riscos à saúde do seu cãozinho.

Mas então não devo oferecer ossos?

Na realidade é bem ao contrário. O estímulo à mastigação de ossos e ao hábito de roê-los deve ser dado constantemente, já que é saudável e pode suprir faltas de vitaminas, além do cálcio. É importante, entretanto, que seja oferecido o osso adequado para seu pet, como os ossos defumados que podem ser encontrados em pet shops. Outra opção é comprar ossos de canela ou joelho bovino que são praticamente inquebráveis e ferver removendo a gordura que ainda encontra-se no osso, evitando a diarreia em seu pet.

Ossos de couro

Os ossos de couro também oferecem riscos à vida de seu pet, pois os pedaços podem se soltar e causar engasgo no cão. Existem muitos casos de cães que vão a óbito em decorrência do engasgamento por ossos de couro.