O que posso fazer para engordar o meu cachorro

A obesidade canina é algo que preocupa vários tutores. Mas e quando o problema é justamente o oposto e você precisa engordar o seu cão, mas não sabe como fazer isso de uma maneira saudável?

Até para os humanos é complicado manter uma dieta de ganho de peso e massa de uma forma saudável. Não adianta se alimentar somente de pizza e refrigerante para ganhar peso, se no final das contas isso irá prejudicar sua qualidade de vida. O mesmo serve para os animais.

O ideal é antes de tudo ir consultar um veterinário para saber o motivo da magreza do seu cão. Se é alguma carência de nutriente, falta de adaptação com a nova alimentação, patologia ou se é apenas o biotipo do cachorro que é magrinho mesmo.

O ideal é consultar um veterinário, pois ele indicará a melhor forma de engordar seu cão

Alguns cães são muito energéticos e elétricos e acabam queimando mais caloria do que consomem (Foto: depositphotos)

Cuidados na alimentação do cão

Alguns cães são muito energéticos e elétricos e acabam queimando mais caloria do que consomem. Nesses casos, o ideal é procurar aumentar a dosagem de calorias diárias do cão.

Não aumentar a alimentação do seu cão de uma só vez. Isso pode ocasionar um desequilíbrio no intestino do cão, diarreias e outros problemas. Proporcione esse acréscimo de uma maneira gradativa.

Procure dar ao seu cão alimentos como ovos, que são ricos em vitaminas e nutrientes que beneficiarão a dieta canina. Adicione o ovo cru na ração pelo menos três vezes por semana.

Fígado também é uma ótima opção para quem quer engordar o animal de maneira saudável. Procure servir o fígado de galinha cozido ou bife de fígado pelo menos duas vezes por semana entre as refeições.

Ofereça ao seu cão tubérculos cozidos como batata doce, inhame, mandioquinha. Procure misturar o alimento junto com a ração. Mas lembre-se sempre que esses alimentos devem ser proporcionados ao cão de uma forma gradativa durante o dia, nunca todo de uma única vez.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.