O que ocorre quando o cão está sem querer comer?

Para a maioria dos cães – e quem os têm em casa sabe disso –, o momento da alimentação é a melhor hora do dia. Eles podem sentir-se ansiosos ao ver os donos enchendo seus potinhos com a ração. Mas e quando eles se recusam a comer ou beber água? Essa é uma situação que exige muita atenção, pois pode ser um indicativo de que algo está errado com seu cãozinho.

Se você nunca teve um cão e está percebendo que seu filhote não quer comer, pode ser que seja uma dificuldade na adaptação ao novo lar. Mas se ele se recusar a comer mais vezes é importante que você procure orientação de um médico veterinário, pois pode indicar alguns problemas.

O que pode ser?

Bem, o caso mais comum é a adaptação à casa ou à ração, além dos horários desregulares para a alimentação, mas pode ser um sinal também de diversos problemas de saúde, como inflamações, viroses, infecções e doenças mais graves. Pode ser também que seja o sinal de algum problema comportamental e psicológico e, por isso, o diagnóstico não deve ser feito em casa.

É essencial que você procure um médico veterinário de confiança, que orientará você a fazer o tratamento correto. Se você notou que seu cão não está comendo, tente trocar a ração. Se ele voltar a comer, não será necessário ir ao veterinário. Mas se ele continuar a se recusar, pode ser que fique mais fraco ou mais doente.

O que ocorre quando o cão está sem querer comer?

Foto: Pixabay

O que observar

Se você viu que seu cão não está comendo, fique atento à outros sinais, como vômito, choros prolongados, desanimo, andar cabisbaixo, entre outros.

Observe ainda outros sintomas que, exceto em caso de depressão e problemas psicológicos, podem aparecer juntamente com a falta de apetite, como a apatia, diarreia, tosse seca, alteração na coloração dos olhos e qualquer outro sintoma que indica que algo está errado.

Controlando o horário alimentar

Às vezes, o cachorro deixa de comer porque tem acesso à comida durante o dia todo. Estipule, portanto, alguns horários para que ele coma, e faça disso uma rotina. Se ele não se alimentar dentro de 15 a 20 minutos depois de você servir a comida, remova o seu pote e só coloque na outra hora combinada. Isso vai fazer com que ele entenda que aquela é a hora de comer, e se não degustar o alimento, vai ficar sem até a próxima refeição. Procure oferecer essas refeições em um ambiente calmo e sem distrações, pois caso ele se irrite ou se entretenha com algo, pode ficar sem comer.