O mel e seus benefícios para os cachorros

Descubra se o seu pet pode consumir mel e saiba como oferecer a ele esse alimento. Saiba quais os benefícios que o mesmo pode trazer à saúde do animal


O mel é um delicioso alimento produzido pelas abelhas e que tem um sabor adocicado e bastante saboroso. Mas será que os cães podem comer essa substância? O alimento é fabricado pelas abelhas a partir do néctar das flores e vem sendo usado há milhares de anos pelas pessoas, servindo a propósitos diversos, desde adoçar uma bebida até tratar uma doença.

Encontrado facilmente em supermercados, o mel pode sim ser usado para a alimentação de pets. Os cães, em sua maioria, adoram o sabor do alimento e podem comer o mel, com exceção dos filhotes, já que a substância pode conter esporos de botulismo, elementos que o sistema imunológico dos filhotes ainda não está preparado para combater.

Propriedades e benefícios

Rico em glicose e frutose, além das vitaminas do complexo B, vitaminas A, C, D, E e K, cálcio, iodo, cobre, manganês, potássio, enxofre, silício,magnésio e fósforo.

O mel, cru e natural, pode ser usado como complemento vitamínico, sendo fonte de inúmeras vitaminas aos animais e seres humanos. Um dos benefícios quando oferecido aos pets, é o tratamento de alergias, má digestão, melhora o funcionamento do sistema imunológico, é fonte de nutrientes. Pode ajudar ainda a tratar problemas de pele e de visão, atua como desinfectante e renova as energias.

Imagem de mel sendo derramado em colher e tigela

Foto: Pixabay

Cães não podem comer doces

Todo mundo já deve ter ouvido que os cães não podem comer doces, certo? O mel, apesar de ser um doce, é natural, mas com toda certeza deve ser oferecido com cautela aos pets, sempre na dosagem correta. O certo é oferecer o mel artesanal e natural ao cão, sempre procurando aquelas marcas que oferecem o alimento mais natural.

É importante, também, escovar os dentes do pet após o consumo de mel, já que a consistência meio pegajosa da substância pode acabar ficando presa nos dentes e causando cáries ou placas bacterianas.

Como posso oferecer mel ao meu cão?

Você pode simplesmente dar uma colher de chá de mel para ele lamber, ou ainda misturar à ração ou ao prato de comida favorito dele. Você pode, ainda diluir uma colher de sopa de mel em água morna e oferecer ao seu cãozinho.

Atenção: sempre antes de oferecer qualquer medicamento ou alimento ao seu pet, procure ajuda. O médico veterinário de sua confiança. Alguns pets precisam seguir dietas rigorosas e não devem consumir o mel, mas somente o médico veterinário poderá investigar esse tipo de situação.


Reportar erro