Normal, premium ou super premium – Qual a melhor ração?

A ração é o melhor e mais completo alimento para os cães, pois fornece todos os nutrientes necessários para a manutenção da boa saúde destes animais. Além de suprir as necessidades nutricionais do cachorro (que são diferentes das nossas carências nutricionais, por isso, deve-se evitar a alimentação com comida caseira), a ração é prática e tem um bom custo-benefício. No mercado existem diferentes tipos e marcas de ração: normal, premium e super premium. Não há uma ração que seja a ideal para todos os cães, já que cada um pode se adaptar ao alimento de maneiras diferentes: alguns cães se adaptam melhor às rações comuns; outros, à premium e super premium.

Normal, premium ou super premium – Qual a melhor ração?

Qual é a ração mais adequada?

Dentre os mais diversos tipos de rações, nós podemos citar a normal, a premium e a super premium. Ao ir comprar a ração do seu animal de estimação, atente-se às informações relativas à quantidade de proteínas, gorduras etc.; à qualidade dos ingredientes e à data de validade do produto.

Como não existe uma ração que seja a ideal para todos os cães, o melhor é se informar sobre as variedades que encontramos à venda e conversar com o veterinário para que ele possa fornecer as orientações corretas sobre a alimentação do seu pet.

Confira a seguir as diferenças entre a ração normal, premium e super premium:

Normal

As rações do tipo normal são balanceadas, porém a qualidade da proteína utilizada é inferior. São constituídas por farinha de carne e ossos, glúten de milho, gordura animal e outros ingredientes.

Geralmente, estas rações possuem uma grande quantidade de palatabilizantes, corantes e conservantes. Não têm muita digestibilidade, já que o percentual de proteína é alcançado com ingredientes como a soja ou o glúten. Além disso, os cães têm que ingerir um grande volume da ração para adquirir os nutrientes na quantidade necessária.

Premium

As rações do tipo premium são de primeira qualidade e, por isso, mais caras. Os ingredientes, de origem animal (carne de frango, ovelha, peru etc.), têm maior digestibilidade, isto é, o trato digestivo metaboliza o alimento com mais facilidade. Desta forma, o consumo diário de ração acaba sendo menor.

Os produtos premium contêm, ainda, conservantes, corantes e palatabilizantes.

Super premium

As rações do tipo super premium são produzidas com 100% de proteína animal, proporcionando maior digestibilidade, e são balanceadas com composição ideal para os cachorros. Ademais, estas rações utilizam conservantes naturais e não contêm corantes e palatabilizantes (substâncias que deixam o alimento com um sabor que agrada mais aos animais).

As rações super premium também são balanceadas para seniors, adultos, filhotes, porte, raças e nível de atividade dos animais. O preço desta ração é mais elevado, porém, é recomendado fazer uma análise do custo benefício, já que com tamanha qualidade nutricional, o volume ingerido é reduzido.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.