Meu cachorro pode ou não consumir mel?

Você já ouviu falar do consumo de mel por partede cães? Será que o alimento faz bem para eles? Confira os benefícios do mel e saiba como oferecer ao seu pet


Entre muitos alimentos que ficamos em dúvida quanto aos pets poderem ou não comer, está o mel que, além de ter sabor bastante agradável,traz muitos benefícios à saúde. O mel é benéfico não apenas para as pessoas, mas também para os cães, já que fortalece o sistema imunológico, e ajuda a manter os níveis de energia, além de melhorar o funcionamento do estômago e do intestino, favorecendo o processo de digestão.

Mel, um remédio natural

O mel é bastante eficaz no fortalecimento da saúde do seu pet e, com toda certeza, é muito melhor do que os remédios, não é mesmo? Trata-se de um medicamento natural eficaz para tratamento de crises alérgicas, inflamações eproblemas digestivos, além de ser um excelente suplemento alimentar natural.

Rico em vitaminas A, B, C e D, o alimento possui frutose e glicose, e por isso seu consumo deve ser controlado. Ajuda ainda a fortalecer a vista, melhorar o desenvolvimento, tratar problemas de pele, atuar no tratamento de feridas, combatendo as infecções e ajudando no processo de cicatrização, além de desinfectar o local. Ajuda ainda a aliviar tosse, mas exige alguns cuidados: o mel pode ficar facilmente grudado nos dentes do pet, por isso a higienização bucal deve ser feita regularmente, como uma rotina na vida dos pets.

Imagem de pote de mel

Foto: Depositphotos

Mas, meu cão pode comer doce?

Você certamente já ouviu falar dos malefícios que os doces podem trazer para o seu pet, não é mesmo? Acontece que o mel é um alimento natural, e por isso, quando controlado o consumo, traz todos esses benefícios para o pet. Você deve escolher, preferencialmente, o mel colhido de forma artesanal, optando por marcas que deem segurança com relação a naturalidade do produto.

É bom evitar oferecer mel aos cães filhotes, pois eles ainda não estão preparados para receber esse alimento, tanto em sua digestão quanto o sistema imunológico, que pode encontrar problemas com esporos de botulismo.

Como oferecer o mel para meu cão?

Certo, agora que já sabemos todos os benefícios que o consumo de mel pode proporcionar aos nossos cães, vamos aprender como oferecer esse alimento para eles.

Uma das formas, e a mais simples, é dar uma colher de chá de mel para o pet lamber. Você pode ainda adicionar a outros alimentos que ele come normalmente,ou diluir uma colher de chá de mel em água morna e oferecer para comer. Um pedaço de pão com um pouco de mel pode ser oferecido como um delicioso petisco.


Reportar erro