Intolerância a certos alimentos em cães

Isso varia de animal para animal, mas certos alimentos podem não fazer muito bem ao seu amiguinho


Uma das coisas mais comuns de ocorrer é a intolerância que alguns cães têm a certos alimentos. Uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento e saúde do animal, porém é comum encontrar casos que os donos, muitas vezes por falta de informação, alimentam seu cão com algo impróprio e que causa efeitos maléficos, podendo até matar o animal. Entre os alimentos mais comuns que causam esses efeitos temos a carne, o leite, trigo, frutas e verduras.

A intolerância e a alergia

Assim como o ser humano, os cães podem possuir alergia ou intolerância a certos alimentos e isso varia individualmente, ou seja, um alimento que faz mal a um cão pode não fazer a outro.

A intolerância alimentar é o conjunto de todas as dermatoses ou sintomatologias gastrointestinais causadas pela ingestão de um alimento, nesta o sistema imunológico pode ou não estar envolvido.

Já a alergia alimentar acontece quando os anticorpos, ou seja, o sistema imunológico está envolvido. Neste caso, quando a proteína do alimento é absorvida no organismo do animal, rapidamente os anticorpos a reconhecem como um corpo estranho e a alergia se inicia.

Intolerância a certos alimentos em cães

Foto: Reprodução

Principais sintomas

Os sintomas podem variar bastante, mas entre os principais temos: pele avermelhada, coceira intensa, pálpebras edemaciadas, urticária na pele, vômito, diarreia e náuseas. Pode acorrer ainda a morte do animal caso o diagnóstico e tratamento não sejam feitos corretamente e em tempo hábil.

Como tratar?

O animal deve ser levado ao veterinário para fazer os devidos exames, após ser diagnosticado, o veterinário provavelmente irá passar uma dieta mais adequada ao animal de acordo com os testes e análises laboratoriais feitos. É importante levar o animal a um profissional de confiança e não medicar o cão por conta própria, pois pode agravar ainda mais o problema.

Como prevenir?

Para prevenir, tanto a intolerância alimentar quanto a alergia, é preciso ter atenção aos alimentos que são dados ao animal. Observe bem os alimentos e escolha-os corretamente, evite comprar alimentos em grande quantidade e nunca coloque muito para o seu cachorro antes de saber se o mesmo terá intolerância ou alergia, o ideal é que se faça um teste com uma pequena quantidade.

Se possível, peça ao veterinário que passe uma dieta alimentar para o seu cão, principalmente se ela for comida caseira, pois além de saber quais são os alimentos ideais a ministrar, há ainda o equilíbrio nutricional dos alimentos.


Reportar erro