Falta de cálcio: causa e como tratar isso nos animais

O cálcio é um nutriente essencial que deve estar presente na alimentação do nosso animal de estimação, pois ele desempenha um papel importante nas funções corporais, tais como formação dos ossos e dos dentes, coagulação do sangue, produção de leite, contração do músculo, bombeamento do coração e o metabolismo de hormônios e enzimas.

A falta de cálcio no organismo do animal é uma condição séria e requer tratamento imediato. Neste artigo, saiba mais sobre as causas de deficiência do mineral nos animais e como é feito o tratamento.

O que causa a falta de cálcio nos animais?

Quando o cão apresenta o nível de cálcio no sangue menor do que o normal, ele está sofrendo com uma condição médica denominada hipocalcemia. Assim como o nosso organismo, o organismo dos animais de estimação também precisa de uma alimentação saudável e balanceada com bons nutrientes. Se não for assim, o pet poderá sofrer com problemas de saúde, como a falta de cálcio, o que causará deficiência na formação dos ossos.

Para que o seu cachorro cresça saudável e forte, é fundamental que a comida oferecida a ele tenha a quantidade diária recomendada de cálcio. Metade dos casos de hipocalcemia ocorre devido à redução dos níveis de albumina no sangue decorrente de algum problema ou doença. Outras possíveis causas para o problema são as seguintes:

• Insuficiência renal aguda ou crônica;
  • Pouca absorção de cálcio no intestino;
  • Intoxicação por oxalatos;
  • Inflamação do pâncreas;
  • Alcalose;
  • Baixos níveis de magnésio no sangue;
  • Raquitismo (doença que se desenvolve com a falta de cálcio, fósforo e vitamina D).
Falta de cálcio: causa e como tratar isso nos animais

Foto: Pixabay

Como é feito o diagnóstico?

Para saber se o seu cão sofre com falta de cálcio, você pode observar diretamente o seu corpo: caso note que ele não cresce o suficiente ou os seus ossos parecem muito finos, pode ser que ele tenha deficiência de cálcio e não possa se desenvolver normalmente.

Outra maneira de verificar se o cachorro sofre com o problema é observar se ele tem convulsões ou espasmos musculares. Para um diagnóstico seguro e correto, é necessário levar o animal de estimação ao médico veterinário para que possa realizar um exame físico completo.

Os testes feitos pelo veterinário podem incluir o perfil bioquímico do animal, que revela se os níveis de cálcio no soro sanguíneo são baixos, e o teste do hormônio da paratireoide, que verifica os níveis hormonais.

Tratamento

O tratamento de animais com falta de cálcio é realizado com a suplementação de vitaminas e minerais. Após a terapia intravenosa de cálcio, o veterinário examinará o animal e vai verificar se terá que continuar com a suplementação do mineral por um período prolongado para evitar uma recaída.

Caso o problema esteja relacionado à nutrição do animal, o veterinário fará novas recomendações dietéticas.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.