Comidas humanas que o cachorro pode e não pode comer

A alimentação do cachorro deve ser escolhida criteriosamente, levando-se em consideração a idade, tamanho e atividade do animal. Sabemos que a opção mais adequada é a ração, mas e quando o seu cãozinho começa a pedir “comida humana”?

É difícil resistir ao pedido do cachorrinho, mas saiba que, mesmo que um alimento seja bom para nós, ele não é, necessariamente, seguro para os cães.

Comidas humanas que o cachorro pode comer

Lembre-se sempre que cada animal é diferente, então ofereça os alimentos em pequenas quantidades e, caso o cãozinho tenha uma reação diferente a qualquer um deles, leve-o ao veterinário imediatamente.

Comidas humanas que o cachorro pode e não pode comer

Foto: Reprodução/ internet

Confira a seguir uma lista de alimentos que ingerimos e que também podem ser consumidos pelos cães:

• Farinha de aveia: Este alimento é fonte de fibras e, por isto, é excelente para os cães com problemas de irregularidade intestinal. Antes de servi-lo para o animal de estimação, basta cozinhar e não adicionar qualquer açúcar;
  • Frango: O frango cozido e sem tempero é uma boa opção para incrementar a dieta do seu animal de estimação com uma dose extra de proteína;
  • Salmão: Os cães podem aproveitar os benefícios dos ácidos graxos, como ômega 3, presentes no salmão cozido;
  • Cenoura: Com poucas calorias e rica em fibras e vitaminas, a cenoura pode ser um bom alimento para os dentes dos cachorros. No entanto, é preciso descascar o legume antes de dar ao pet.

Comidas humanas que o cachorro não pode comer

• Chocolate: O chocolate não deve ser consumido por cães devido à presença de estimulantes conhecidos como metilxantinas. Se ingerido em grandes quantidades, o chocolate pode causar vômitos, diarreia, batimentos cardíacos irregulares, convulsões e até a morte no animal de estimação;
  • Uvas e passas: Embora seja nutritivo para nós, seres humanos, estas frutas são tóxicas para os cães e podem causar insuficiência renal;
  • Cebolas: Elas podem deixar o cãozinho muito doente, por causarem danos às células vermelhas do sangue;
  • Abacate: As folhas, fruta, sementes e cascas de abacate podem causar dores de estômago e dificuldades respiratórias.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.