Chocolate – Um veneno para os cachorros

Se você gosta de agradar seu bicho de estimação dando um pedacinho de chocolate de vez em quando, cuidado. O chocolate é como um veneno para esses animais (cães e gatos), e pode até chegar a mata-los. E são pouquíssimos os donos de cachorros que sabem disso. Por esse motivo, nunca, em hipótese alguma, devemos dar nenhuma comida que contenha chocolate ao nosso cachorro. Entenda melhor o porquê disso:

Por que o chocolate é um veneno

Dentre os ingredientes contidos no chocolate, está a teobromina. Esse produto é facilmente metabolizado pelo organismo humano, sem nenhum problema. Porém, para o cachorro, a teobromina é um produto tóxico, e dependendo da quantidade ingerida, pode levar o animal à morte. Isso acontece porque o organismo canino não consegue metabolizar a teobromina, nem coloca-la para fora do corpo rapidamente, como acontece conosco.

Chocolate – Um veneno para os cachorros

A quantidade de chocolate ingerida

É verdade que apenas uma grande quantidade de chocolate é capaz de levar o cachorro a morrer, porém, isso não significa que seja seguro dar uma quantidade pequena do alimento. Primeiramente, porque a quantidade é muito relativa, e vai depender de cada raça de cachorro. O que parece ser uma quantidade pequena para um pastor alemão pode ser muita coisa para um chihuahua e leva-lo a morte. Em geral, 25g de chocolate pode envenenar um cachorro de até 20 kg.

Além disso, uma quantidade pequena de chocolate pode não matar o cão, mas ainda assim o intoxica e pode gerar outros problemas menos graves. Em geral, pequenas quantidades de chocolate costumam fazer o cão vomitar, e segundo os veterinários, grandes quantidades levam a tremores musculares, hemorragias internas e ataques cardíacos.

Chocolate branco também está proibido?

É sabido que a quantidade de teobromina presente no chocolate varia de acordo como tipo do chocolate, e afirma-se que o chocolate branco é o que tem a menor quantidade desse ingrediente tóxico, e por isso é o chocolate menos perigoso para consumo canino. Porém, ainda assim ele oferece alguns riscos e não é indicado para o consumo do seu bichinho.

Chocolate para cachorros

Para solucionar esse problema e ajudar os donos a conseguirem mimar seus bichinhos com chocolates sem colocar a saúde e a vida deles em risco, algumas marcas de produtos para cachorros criaram o chocolate para cães, que é preparado exclusivamente com ingredientes próprios para o consumo canino e que não vão prejudicar sua saúde.