Cachorros podem beber leite de vaca?

O leite faz parte da alimentação dos seres humanos e é um ingrediente utilizado no preparo de bolos, pães, doces, iogurtes etc. Fonte de vitaminas e minerais, como o cálcio, esta bebida é capaz de diminuir os riscos de diversas doenças, além de ser muito importante para o fortalecimento dos ossos.

Mas, e os cachorros? Eles podem beber leite de vaca?

As controvérsias do consumo de leite

Embora proporcione tantos benefícios à saúde, o consumo de leite é bastante controverso, seja para o ser humano ou cães. Esta questão pode ser explicada, em partes, pela intolerância à lactose apresentada por muitas pessoas. Quem apresenta esse tipo de transtorno pode enfrentar problemas para digerir o leite e, assim, surgem efeitos colaterais, tais como desarranjos intestinais e flatulência.

Este problema também pode ocorrer com os cães, principalmente depois de adultos. Por isso, em casos assim, o consumo de leite não faz bem.

Mas, então, cães não podem beber leite?

Cachorros podem beber leite de vaca?

Foto: Reprodução/ internet

Assim como ocorre com os seres humanos, alguns cachorros têm maior dificuldade em digerir o leite e seus derivados e, por isso, estes alimentos são contra-indicados. Os cães também podem sofrer de intolerância à lactose, o que depende da capacidade do animal em produzir a enzima necessária para quebrar este tipo de açúcar presente no leite de vaca.

Mesmo os cães que sofrem de intolerância à lactose são capazes de digerir uma baixa dose de lactose, podendo consumir leite e alguns derivados em pequenas quantidades. Mas então os cães podem ou não beber leite? Sim, os cachorros podem beber leite, desde que sejam tomados alguns cuidados.

A maioria dos cães é intolerante à lactose, o que significa que eles têm mais dificuldades em digerir o leite. Se você quiser oferecer leite ao seu pet apenas se souber que ele não é intolerante à lactose, faça um teste: experimente oferecer uma pequena quantidade do alimento, sempre considerando o tamanho do animal, e observe se há alguma reação negativa, como gases, diarreia ou vômito. Se algum destes sintomas for observado, existem grandes chances de o seu animal de estimação ser intolerante à lactose.

O leite de vaca não deve ser oferecido aos filhotes e nem aos cães que sofram de intolerância à lactose, para evitar que eles passem por momentos ruins.

Lembre-se de observar se o seu cão tem alguma reação negativa ou não, pois muitos cães são capazes de digerir o leite sem problemas e, nestes casos, não existem motivos para que o alimento não faça parte das dietas dos bichinhos.

Os cães adultos podem, sim, beber leite de vaca, mas em caso de efeitos colaterais o consumo deve ser interrompido.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.