Cachorro pode comer pão?

É só ouvir o barulho da sacola de pão na cozinha ou ver que você se sentou para tomar café da manhã que o seu cão já quer um pedaço do seu pão? Como você sabe, existem alimentos que prejudicam a saúde do cão, por isso, é necessário ficar bem atento.

Geralmente, os cachorros apreciam bastante o pão, mas será que esses animais podem comer este alimento?

Pão como um agrado

A dieta de um cão deve incluir alimentos diversificados, como proteínas de origem animal, cereais e fibras. Oferecer um pedaço de pão ao seu cão de vez em quando, como um agrado, não irá prejudicar a saúde do seu pet. O problema ocorre quando o tutor pensa em oferecer pão em substituição a alguma refeição. Isto não é recomendado, pois o alimento não oferece ao cachorro nenhum grande benefício nutricional.

No entanto, o cachorro pode comer pão, sim, desde que na quantidade certa e apenas como um agrado. Segundo alguns veterinários, o pão pode ser um agrado melhor do que muitos snacks à venda no mercado, como courinhos em palito, por exemplo.

O pão pode ser oferecido aos cães como um agrado, substituindo os petiscos. O recomendado é que o alimento seja repartido em diversos pedacinhos que serão dados ao melhor amigo canino durante o dia.

Cachorro pode comer pão?

Foto: Reprodução/ internet

Cuidados ao oferecer pão ao cachorro

O pão pode ser oferecido ao cão, mas o tutor deve prestar atenção a alguns detalhes. Este alimento, por conter carboidrato, quando é consumido em excesso acaba se transformando em gordura. Por isso, lembre-se de nunca oferecer pão em grande quantidade ao seu cãozinho. Os cães de pequeno porte não podem comer mais que meio pão francês, fracionado durante um dia; já um cachorro de grande porte pode comer até dois pães fracionados ao longo de um dia.

Além da quantidade, outra preocupação é com relação à massa, que deve estar bem assada e não pode estar queimada e nem crua. Se estiver crua, a massa do pão irá fermentar no estômago do seu pet e causará desconforto e uma provável dor de barriga.

O pão proporciona algumas vantagens para o seu cão, como, por exemplo, o estímulo da produção de saliva e o fortalecimento das gengivas, além de abrir o apetite.

Lembre-se que o pão pode ser oferecido ao seu cãozinho, desde que na quantidade adequada, com moderação, para que o animal não ganhe muito peso e não deixe de comer a ração que lhe fornecerá todos os nutrientes necessários.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.