Azeite de dendê é contraindicado para cães

O azeite de dendê pode ser bastante nocivo para a saúde do seu cachorro, mas outros tipos são considerados muito bons. Confira


Tido como um dos ingredientes mais utilizados nas indústrias, o azeite de dendê (ou óleo de palma) é usado para fazer margarina, sabão, detergente, combustíveis e até cosméticos estéticos. Ele é contraindicado para cachorros, gatos e deveria também ser extinto do prato dos humanos, pois contém muitas gorduras saturadas que atuam negativamente no nosso organismo.

Outro aspecto que torna negativo o uso do azeite de dendê é que, por estar tão presente em vários produtos industriais, a sua demanda é altíssima, fazendo com que haja mais exploração na natureza para obter a matéria prima – mesocarpo da fruta do dendê – e, consequentemente, mais áreas desmatadas e habitats destruídos.

Um negócio lucrativo

Na Indonésia, grande parte das florestas tropicais de sua área foi destruída em prol da extração do dendê. Como a demanda do ingrediente era altíssima, não pesaram as consequências que a grande extração do ambiente traria e isso implicou numa severa mudança climática da área. Além dos prejuízos aos humanos, com a mudança no clima, a fauna do local ficou extremamente debilitada e pôs em risco de extinção o tigre de Sumatra e o orangotango.

Imagem de garrafa com azeite de dendê proximo de frutos de dendê

Foto: Depositphotos

Esse triste fato nos mostra com clareza que na intenção de lucrar, muitas vezes colocamos em risco as vidas de animais, plantas e até pessoas que não fazem parte da área urbana. No caso do coqueiro de dendê, a sua produção já destruiu muitas vidas tanto na pré-produção, como no consumo próprio dos produtos.

Fonte de gorduras saturadas

Segundo especialistas, o azeite de dendê pode causar danos à saúde de animais e pessoas. Isso acontece por que na composição dele há uma grande quantidade de ácidos graxos saturados e não saturados, que ajudam a aumentar o colesterol ruim (LDL) e, por consequência, desenvolvem problemas cardiovasculares. Esse azeite pode ser encontrado em produtos pré-cozidos, untados, nas bolachas e aperitivos. Embora o corpo humano adulto consiga digerir aceitavelmente o azeite (com exceção das crianças), os animais domésticos não têm essa capacidade.

Posso dar outros tipos de azeite ao meu cão?

Ainda que o azeite de dendê seja contraindicado para os cachorros, outros tipos de azeite são até bons para a saúde do pet. O azeite de oliva, por exemplo, pode ser colocado na comida do cachorro em algumas ocasiões. Já o azeite de hortelã ajuda a resfriar o corpo do cachorro depois de se exercitar. Além dos azeites, o óleo de coco é excelente para os animais domésticos, deixando o pelo deles mais belo e sedoso.


Reportar erro