Alimentação gourmet para cachorros

Atualmente, as pessoas buscam cada vez mais levar uma vida saudável, inclusive com mudanças na alimentação, optando pelos alimentos sem conservantes e aditivos. Esta tendência também chegou ao mundo pet, em que a ração deixou de ser a única opção para alimentar os nossos animais de estimação. Após um episódio ocorrido em 2007, no qual milhares de cães e gatos morreram por causa de ração contaminada, o mercado de comida natural cresceu muito e agora a produção de alimentos naturais gourmet para cachorros vem ganhando espaço no Brasil.

Os alimentos industrializados, como ração seca ou enlatada, contêm conservantes que podem causar problemas de saúde nos animais. Neste contexto, a alimentação gourmet torna-se uma boa alternativa para alimentar os cães.

O que é a alimentação gourmet?

Você já deve ter visto o seu próprio cãozinho ou de alguém próximo implorar pela nossa comida em vez de comer a ração. Por que isso acontece? Muitas vezes, os cachorros não gostam da ração, alimento industrializado que contém ingredientes artificiais, corantes, sódio e com baixa qualidade alimentícia. A alimentação gourmet para cães seria uma alternativa para agradar e proporcionar uma alimentação mais saudável e balanceada ao seu bichinho de estimação.

Os alimentos gourmet para cachorros são preparados com ingredientes frescos devidamente balanceados e fontes naturais de proteínas, carboidratos e gorduras, além de serem enriquecidos com vitaminas e minerais, todos os nutrientes necessários para a manutenção da boa saúde do cãozinho.

Alimentação gourmet para cachorros

Quais são as vantagens da alimentação gourmet?

A ausência de substâncias artificiais ou conservantes é uma das vantagens da alimentação gourmet para cães. Com isso, os benefícios desta alimentação vão desde uma pelagem mais brilhosa até a melhora do funcionamento dos rins. Devido ao processo de cozimento, os alimentos gourmet possuem mais água na sua composição, o que é especialmente benéfico para os pets que ingerem pouco líquido. A composição dos pratos gourmet pode conter de 50 a 60% de água, o que favorece o funcionamento do sistema urinário dos animais. O alimento úmido também favorece a salivação, o que facilita a deglutição e a passagem dos alimentos pelo esôfago, evitando problemas como refluxos ácidos e possíveis lesões.

Os pratos gourmet são completos e balanceados, sendo indicados para cães adultos de qualquer raça e porte.

Outras vantagens deste tipo de alimentação são a alta digestibilidade e palatabilidade, isto é, os cães conseguem digerir os alimentos mais facilmente, aproveitando melhor os nutrientes, e com muito prazer, pois a comida possui um sabor bastante agradável para os cães.

Onde encontrar e como preparar?

Os pratos da alimentação gourmet podem ser encontrados no site www.lapetcuisine.com.br e em pet shops parceiros da empresa. Se você quer preparar um prato em casa, confira a receita a seguir, ensinada pela chef Veri Noda e enviada ao Globo Rural:

Receita de risoto oriental vegetariano

Ingredientes:

– 140g de arroz 7 grãos;
– 3 ½ ovos de galinha cozidos;
– 130g de shimeji;
– 130g de carne de soja hidratada;
– ½ abobrinha grande em cubinhos;
– 65g de alho poró;
– 1 cenoura em cubinhos;
– 10g de gengibre;
– 15g de gergelim torrado;
– 1 colher de chá de sal light;
– 4 colheres de chá de óleo de canola/girassol;
– 300 ml de água filtrada para cozimento.

Modo de preparo:

Em uma panela refogue no óleo o gengibre picado, o alho poró fatiado, a cenoura e o shimeji picado. Acrescente o arroz 7 grãos e a água para cozimento. Cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos, até que o arroz esteja cozido. Após isto, acrescente a abobrinha, o ovo picado e a carne de soja já hidratada. Para finalizar, tempere com o gergelim torrado e sal.

Esta receita rende aproximadamente 1 kg e deve ser consumido apenas de vez em quando, pois não contém todos os nutrientes necessários.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.