Quantas vezes ao dia um cachorro deve fazer xixi?

Quantas vezes ao dia você acha que seu pet precisa fazer xixi? Descubra a média e saiba como fazer com que ele não segure a urina, mas faça no local correto

Assim como nós, humanos, os cães conseguem segurar a vontade de fazer xixi, mas isso não é saudável também para eles. Quem leva o pet para fazer as necessidades fora de casa, deve ter consciência de que isso deve ser feito mais de uma vez ao dia, ou então deve ser disponibilizado um lugar para ele fazer xixi e cocô dentro de casa.

Cada pet é um pet

É claro que cada um dos pets tem suas manias e costumes, assim como acontece com nós humanos, não é mesmo? Mas de uma forma geral, os cães precisam urinar a cada período entre cinco e oito horas por dia, o que nos dá uma média de três a cinco vezes por dia para o pet urinar.

Se você leva o cão para fazer as necessidades fora de casa, você precisa ter esse hábito de levá-lo, pelo menos, três vezes ao dia. Se isso não for possível, prepare um local para ele, uma alternativa usando jornais, plataformas sanitárias ou tapetes higiênicos.

Filhotes e idosos

Os filhotes, entretanto, precisam de uma atenção maior: sua necessidade de fazer xixi e cocô é muito maior e diferente dos adultos. O mesmo acontece com os idosos, que precisam ir cerca de uma vez a cada quatro horas urinar.

Quantas vezes um cachorro deve fazer xixi ao dia?

Foto: Free Images

Não consigo levar meu pet, e agora?

Se você passa o dia inteiro fora, pode levar o seu pet de manhã e ao final do dia, organizando-se para acordar um pouco mais cedo. Seu amigão merece e precisa dessa atenção, certo? Os cuidadores que ficam fora de casa mais de oito horas por dia precisam dar uma alternativa, como mencionado anteriormente.

Caso contrário, haverá urina e fezes em lugares indesejados, ou haverá problemas futuros quanto ao sistema urinário, que foi forçado a segurar. Alguns desses problemas envolvem a cistite e o desenvolvimento de problemas renais diversos.

Se o pet não tem o hábito de fazer as necessidades dentro de casa justamente por estar acostumado a ir fora, mas o dono tem uma mudança na rotina e passa a não poder sair mais, você deverá treiná-lo para entender que ele deverá fazer as necessidades em um lugar alternativo, de vez em quando.

Se for usar o tapete higiênico, uma sugestão é borrifar o próprio xixi do pet no local e colocar perto da porta de saída. Mesmo os cães mais idosos podem se habituar a isso.