,

Quantas vezes ao dia um cachorro deve fazer xixi?

As necessidades fisiológicas dos animais é um dos pontos mais preocupantes para os tutores, principalmente os de primeira viagem. Perguntas como: “quantas vezes ao dia um cachorro deve fazer xixi?”, é comum durante a adaptação.

Mas o que cada dono precisa ter em mente é que existem fases na vida de um cachorro semelhantes as do ser humano. Por exemplo, a quantidade de vezes que o cão urina durante o dia vai depender da idade do cão.

Isso significa dizer que, quanto mais novo o cão é, mais xixi ele fará. Enquanto que, com o passar do tempo, o animal passa a controlar mais a vontade de fazer as necessidades fisiológicas.

Afinal, quantas vezes o cachorro faz xixi por dia?

Cachorro fazendo xixi

Quando filhotinho, o cachorro pode chegar a fazer xixi mais de oito vezes ao dia (Foto: Freepik)

De acordo com o zootecnista e especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, os filhotes são os que mais urinam. Normalmente, filhotes com mais de dois meses tendem a fazer xixi oito vezes por dia.

“Filhotinho geralmente faz xixi de três em três horas. Geralmente depois que eles acordam, depois que eles tomam bastante água”, explica Alexandre Rossi.

Já quando o cachorro atinge a maturidade, com aproximadamente um ano, ele passa a ter mais controle sobre as necessidades. As “idas ao banheiro” se tornam menos frequentes.

Segundo a especialista em cães e autora do livro “O Filhote Perfeito”, Gwen Bailey, há estágios de desenvolvimento do animal.

Por exemplo, durante as duas primeiras semanas, o filhote passa o dia dormindo e comendo. Já quando o assunto é a eliminação de urina e fezes, é necessário ajuda da mãe.

Na transição de duas para as três semanas de vida, os dentes começam a surgir e os cães passam a tomar líquidos sozinhos. Além disso, o filhote adquire a capacidade de urinar.

Entre as três e 12 semanas, o cachorro começa a sair do local onde dorme para urinar. “Os filhotes mantidos em um espaço muito pequeno, no qual não exista distinção entre as áreas, ou onde não possam sair do ninho sem ajuda, não têm a chance de praticar o comportamento adequado na hora de eliminas fezes e urina”, alerta Gwen.

Os cães criados assim perdem a capacidade de diferenciar o banheiro do local de dormir e comer. Por isso, desde o início o cachorro precisa ser orientado a fazer as necessidades nos locais apropriados.

Criar rotina para cães

Para a especialista em comportamento canino, é ideal criar uma rotina para os cães. O hábito de criar horários específicos para os cachorros deve começar desde a fase filhote ou quando o cão entrar para a vida do humano.

“Saídas frequentes ao quintal são essenciais, se quiser que o filhote aprenda a não fazer sujeira dentro de casa”, ensina Gwen. Sendo assim, é mais indicado ter várias “saídas para o banheiro” com o cão, aumentando as chances para ele acertar.

Cachorro prendendo a urina: o que fazer?

Prender o xixi é altamente prejudicial para os seres humanos. Nas pessoas, essa prática pode resultar no desenvolvimento de doenças no sistema urinário.

Nos cães não é diferente. Além de causar dor e desconforto, prender o xixi pode gerar em problemas fisiológicos sérios em cães. Segundo Alexandre Rossi, um cão adulto pode ficar até oito horas sem ir ao banheiro, mas em alguns casos ele acaba prendendo por mais tempo.

Em uma publicação feita no site do Cão Cidadão, empresa de adestramento de Alexandre, o especialista recomenda que tutores optem por ensinar os cães a fazerem as necessidades em casa. Quando os donos ensinam que o lugar correto é a rua, o animal fica dependente do responsável para se aliviar, o que não é saudável.

Nesse sentido, o mais recomendado é ensinar o cão a fazer xixi em determinados locais em casa. O quintal é ótimo para essa atividade ou espaços abertos em apartamentos.

Ensinando o cão a fazer xixi no lugar certo

Ensinar onde o cão deve fazer xixi é uma tarefa que requer muita atenção e paciência do tutor. Se o cão está com a família desde filhote é nessa mesma fase que o tutor deve começar o treinamento.

Segundo o adestrador Alexandre Rossi, quando o cão ainda é novinho o dono pode ficar com ele no colo por alguns minutos. Outra opção é deixá-lo na caixinha de transporte repleta de petiscos e brinquedos.

Em nenhum momento essas atitudes devem ser vistas como um castigo para o animal. Ele só deve ficar entretido durante algum tempo. Após esse período, o animal deve ser colocado exatamente onde o dono quer que ele faça suas necessidades.

Assim que ele fizer o xixi, o tutor deve recompensá-lo e elogiá-lo. Caso ele ainda não faça, o processo deve ser repetido. Com a constância, o cãozinho vai associar o bom comportamento com a recompensa.

Ainda segundo o especialista em comportamento animal, dar bronca no cãozinho não resolve o problema. Mais ainda quando a bronca é após ele ter feito errado. Castigos e agir com violência só vão afastar o animal do tutor.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.