Formas de adestrar o cão e o processo de aprendizagem

Cadeia comportamental e o encadeamento reverso são formas de educar o dog


Alguns tutores optam por contratar um treinador, para que esse profissional consiga ensinar comandos e, na maioria das vezes, transformar o comportamento dos cães, que pode ser muito imperativo ou agressivo. Outros, porém, preferem ensinar truques e modelar a personalidade do cão em casa mesmo, sem o auxílio do especialista.

Para ajudar esses papais e mamães humanos, que tentam ensinar algumas tarefas ao pet, o Clube para Cachorros sintetizou duas maneiras de realizar o processo de aprendizagem com os cães. Apesar de terem o mesmo propósito, os métodos cadeia comportamental e o encadeamento reverso ou regressivo possuem uma diferença, isto é, o ponto de onde o ensino parte. Sendo o primeiro iniciado do princípio e o segundo de trás para frente.

Cadeias comportamentais

À medida que os truques vão se tornando mais difíceis e complexos, se torna notável que um determinado comando engloba, na realidade, vários comportamentos. Por exemplo, para conseguir que o cão atenda o comando “dá a pata” é necessário que ele sente primeiro, o que implica dizer que antes de um comando ele precisa aprender um outro, formando um cadeia de comportamentos.

Formas de adestrar o cão e o processo de aprendizagem

Foto: Pixabay

Agora tomando como exemplo o comando “pega a guia”, precisamos entender que existem passos anteriores que formam o sucesso de aprendizagem do cão. O pet tem que saber onde está a guia, pegá-la com a boca, levá-la até você mantendo-a na boca e, por fim, soltá-la em sua mão. Cada parte desse processo é um elo que deve ser ensinado à parte.

Quando é utilizado o método cadeia comportamental, o truque fica menos complexo e começa desde o início (saber onde a guia está), até o final (soltar na sua mão). Nessa mesma ordem, um passo de cada vez. Em outras palavras, esse modo de ensinar é feito a partir da decomposição (divisão) do que o cachorro precisa fazer para realizar o comportamento por inteiro.

Encadeamento reverso ou regressivo

Esse método está relacionado com a cadeia comportamental. A diferença entre eles é que este treina o cão retroativamente, ao invés de ensinar o passo 1, o passo 2, o passo 3 e assim sucessivamente, ele ensina o passo 3, passo 2, passo 1. A proposta dessa técnica é treinar algo de trás para frente, assim o animal manifestará o comportamento desejado de forma mais confiável, com mais agilidade e entusiasmo porque está indo em direção a alguma coisa que ele já aprendeu e conhece bem.

Assim quando ele executar o truque por completo, na verdade ele se moverá dos passos menos familiares para os passos mais familiares. Uma vez que ele terá aprendido a última parte do truque primeiro, e assim ficará mais confiante e exibido quando chegar ao fim. De um modo geral, essa técnica trabalha mais com a segurança do cachorro, pois os novos ensinamentos os conduz para partes que ele aprendeu anteriormente.


Reportar erro