Saiba como evitar que seu cão coma coisas do chão

Seu cachorro come coisas do chão? Saiba como evitar esse comportamento e manter seu pet seguro em um passeio mais saudável e tranquilo


Passeios são essenciais para os cães, mas podem ser bastante complicados para os tutores quando os pets têm o péssimo hábito de sair por aí comendo tudo que encontram no chão. O passeio é para ser uma experiência alegre e entusiástica, tanto para o pet quanto para o dono. Todavia, é preciso ter certo controle, pois comer coisas do chão pode ser bastante perigoso para o pet, e acabar provocando estresse para esse momento que deveria ser de lazer.

O que fazer?

Não se desespere. Há treinamentos que ajudam a fazer com que o cão perca o hábito de petiscar coisas do chão, ou até mesmo de aceitar comida de estranhos. Mas é preciso ter paciência, certo? O treino, para ser bem-sucedido, exige que o cão já tenha aprendido os comandos básicos e também os interiorizado.

É essencial que coma sempre nos mesmos horários e sempre no mesmo recipiente, entendendo que aquele é o local de alimentação dele. O mesmo não deve, por exemplo, rondar a mesa procurando por alimentos.

Como treinar?

O método mais fácil e rápido de aprendizado vai precisar de alimentos que você não quer que ele coma, e biscoitos para premiá-lo, claro. Confira o passo a passo:

  1. Coloque o alimento que não quer que ele coma no chão.
  2. Quando o cão avançar para pegar, coloque a mão entre ele e o alimento e diga “deixa”, dando-lhe um biscoito e um reforço positivo quando ele não pegar o alimento.
Como evitar que seu cão coma coisas do chão

Foto: Pixabay

Basta repetir o processo entre três e quatro vezes, ou quantas forem necessárias para que ele aprenda. Isso fará com que ele acredite que será sempre recompensado ao não aceitar a comida, e passará a esperar o biscoito. Pratique vários dias seguidos, e reforce posteriormente caso ele volte a apresentar esse tipo de comportamento.

Se o seu cão obedece quando estão em casa, mas na rua o ignora, não se desespere: isso é completamente normal, já que existem muitos estímulos no ambiente externo. Seja constante, assim conseguirá captar a sua atenção. E lembre-se sempre: você deve ser constante e firme, e não deve deixar, nunca, que o cão coma fora de sua tigela.

Meu cão não sabe onde deve comer

Então antes de fazer o treino anteriormente explicado, você deverá ensinar que ele tem o pratinho dele para a alimentação, e que somente ali é que deverá alimentar-se. Não deixe que coma outros alimentos na mesa, por exemplo, oferecendo sempre no prato dele. O reforço positivo deve ser feito sempre que ele acabar de comer a dose de ração na tigela.

Não use, nunca, em hipótese alguma, o castigo como ferramenta. Se ele tentar comer do chão, pode falar “não”, bem firme, mas não rejeite o pet e nem use castigos físicos. O processo de educação, desde o início, exige muito carinho e paciência.

Divida a ração em pelo menos duas porções ao dia, pois dessa forma o pet se sentirá saciado durante o dia inteiro, evitando que desenvolva ansiedade e saia passear com fome.


Reportar erro