,

Saiba como evitar que seu cão coma coisas do chão

Evitar que o cachorro coma coisas do chão não é apenas uma medida corretiva de comportamento. Esse tipo de atitude pode ajudar a salvar a vida do cãozinho.

Isso porque o cão que é treinado para não comer alimentos do chão, evita de consumir elementos contaminados. Assim, previne-se que o cachorro seja envenenado.

Infelizmente, algumas pessoas costumam jogar carnes contaminadas para os cachorros. A prática é especialmente utilizada com cães de guarda. E, geralmente, acaba com finais tristes para os animais e suas respectivas família.

Nesse sentido, é importante que o tutor saiba inibir esse tipo de comportamento no animal. Garantindo assim uma conduta desejável do cão e mantendo a saúde e integridade do pet a salvos.

Como ensinar o cachorro a não comer comida do chão?

O zootecnista e especialista em comportamento canino, Alexandre Rossi, ensina ao tutor algumas medidas. Para ele, é responsabilidade do dono mostrar ao cão que não se deve comer alimentos do chão.

Cachorro olhando para salsicha

Além de correr risco de envenenamento, os pets podem engordar (Foto: depositphotos)

No quadro “Dr. Pet” do programa “Domingo Espetacular” na Rede Record, Alexandre mostra quais devem ser essas técnicas.

O primeiro passo é bloquear a atitude do cão de comer as comidas jogadas no chão. Para isso, o tutor deve jogar o alimento e depois puxar a guia do animal, caso ele avance em cima da comida lançada.

Assim que o cachorro for bloqueado, o dono deve recompensá-lo imediatamente. Contudo, é necessário deixar o petisco dentro da bacia de ração do animal.

Todos esses passos devem ser colocados em prática várias vezes ao dia. Até o ponto em que o animal evite a comida do chão e vá atrás da comida da própria panelinha.

Mas, como fazer isso sem estar atento ao cão 24 horas por dia? O Dr. Pet recomenda que o tutor use um sensor de presença próximo ao comedouro do cachorro. Assim, quando o animal procurar pela recompensa, o dono sabe o momento certo de oferecê-la.

Durante todo o processo de treinamento, o tutor deve ser firme e rápido. Primeiro que é preciso manter os animais dentro das rédias do dono. Segundo que a recompensa pela boa ação deve ser imediata para ser entendida como tal.

Cuidados com a segurança da casa

Pessoas de má índole podem tentar envenenar o cão para que assim consigam invadir a casa do tutor. Por isso, além de treinar o cão a evitar comer alimentos do chão, o dono da casa deve adotar outras medidas de segurança.

Câmeras em lugares estratégicos, alarmes e até mesmo sensores de presença podem ser úteis para reforçar a segurança da casa. Além disso, esses aparelhos podem ajudar a manter o animal mais protegido.

Desvantagens do cão comer tudo que vê pela frente

Além dos cães de guarda, que são focos dos alimentos envenenados, os cães de companhia também precisam de atenção. Esses últimos podem comer tudo o que encontram pela frente.

Esse comportamento desenfreado dos animais pode ter consequências sérias para eles. Além de proporcionar um considerável aumento de peso, comer tudo que encontra pode desequilibrar a alimentação. Outro grave problema é que esses pets estão sujeitos a inflamação no estômago.

Um exemplo de inflamação no estômago é a gastroenterite. O cão enfermo fica sem vontade de comer e beber, pode apresentar apatia, diarreia e vômito.

“Não permita que o cão tenha acesso a outros alimentos sem ser ração para cães. O sistema digestivo dos cães precisa contar com alimentos especificamente preparados para eles. Assim, pode-se garantir que terão todas as suas necessidades nutricionais atendidas sem nenhum tipo de agressão ao seu organismo”, explica o médico veterinário da Equilíbrio e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado.

Faça uma armadilha

Sendo assim, é recomendado que o tutor consiga bloquear esse comportamento do cachorro. Para isso, a adestradora da Cão Cidadão, Cibele Tolaini, explica como planejar uma “armadilha”.

“Caso o seu cãozinho já roube comida, provavelmente ele o faz quando ninguém está vendo, isso normalmente acontece quando estamos por perto e damos uma bronca”, explica a adestradora.

Para Cibele, o ato de pegar comida no chão é auto-recompensador. Isso significa dizer que o cão mesmo tendo uma atitude errada (pegar o alimento), é recompensado pela própria comida.

Nesse caso, é recomendado que ele associe o ato de roubar a comida com uma situação desagradável. Com a prática e paciência do tutor é possível inibir o comportamento do cão de comer tudo o que encontra pela frente.

“Então, para que o ato pare de ocorrer sem a presença do dono, podemos utilizar uma bronca despersonalizada, que não esteja associada com a nossa presença em si. Crie uma “armadilha”! Você pode deixar que algo caia no chão e faça barulho no momento em que o pet tentar roubar a comida”, finaliza a adestradora da Cão Cidadão.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.