A amabilidade como uma mudança radical na forma de adestrar o cão

Adestrar o cão tem sido a opção de muitos tutores. E no passar dos anos, o processo de adestramento deixou de ser algo tão intimidador para o cachorro e passou a ser mais leve e agradável, tanto para o animal quando para o dono. Um dos processos mais eficientes e amigáveis tem sido o ckicker, uma técnica com fundamentação científica que utiliza os princípios positivos de condicionamentos operantes e operativos.

A utilização do clicker como técnica

O cachorro tem um fácil e rápido poder de compreensão e associação. O clicker com o uso de recompensas é a maneira mais confiável, rápida e prazerosa de adestramento. Já é completamente dispensável reprimir, pressionar ou forçar o cão para conseguir o que o tutor deseja; evitando isso, você terá um companheiro motivado ao seu lado e sua relação com ele melhorará por inteiro.

A amabilidade como uma mudança radical na forma de adestrar o cão

Foto: Depositphotos

O clicker é uma pequena caixa de plástico com uma placa de metal que produz um clique quando apertada. Após aciona-lo, o cão recebe um petisco, assim o som será sempre associado à uma recompensa comestível.

Paciência e habilidade são cruciais

Além de paciência para repetir o processo, esse procedimento de adestramento exige certa habilidade. Essa técnica simplifica e agiliza o processo de aprendizagem tanto dos cães quanto dos donos. Pessoas de qualquer idade podem aprender os princípios do adestramento com clicker. Uma vez que não requer punições nem contato físico, o tamanho, a força e a perseverança do treinador não importam.

O clique mostra ao cachorro se aquilo que ele está fazendo é certo ou errado, indicando qual tipo de comportamento será o recompensado. Essa técnica é conveniente principalmente com cães muito ativos e desobedientes. Isso não apenas permite que o cão entenda mais facilmente aquilo que deve ou não ser feito, como também desperta para o processo de aprendizagem, na medida em que lhe retribui a responsabilidade de fazer o clique soar.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.